expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Redação: Homofobia


Mentes Fracas, Preconceitos Inúteis

Dois mil anos após a Era Cristã, a sociedade Ocidental passou por inúmeras mudanças. A demonstração de amor, que na Grécia era vista como natural, tornou-se pecaminosa durante a Idade das Trevas. Hoje, nossa sociedade tenta retornar a sua antiga "tolerância".
 A aversão homossexual é vista como um problema grave pela mídia e pelas autoridades. Pessoas que possuem repulsa e desrespeito contra os grupos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais), fazendo com que essa repulsa restrinja os direitos dos homossexuais. Esta conduta designa um homofóbico.
 No entanto, a homofobia não é considerada crime. Segundo a Constituição Federal Brasileira, a homofobia não é citada como ação criminosa, porém, está inclusa como "outras formas de discriminação", sendo tratada como crime de ódio e passiva de condição.
 Como já foi citado, a homofobia leva a restrição de direitos, como discriminação no ambiente de trabalho e agressões morais e físicas, levando, em muitos casos, a morte das vítimas. Também atinge crianças e adolescentes, sendo manifestada como bullying nas escolas, onde as consequências para as vítimas e agressões podem ser ainda mais graves.
 O Projeto de Lei Federal 122, aguardado pela votação do Congresso desde 2006, pretende criminalizar a homofobia e equipá-la para o racismo. A ampla divulgação de casos de homofobia na mídia ajuda a mudar a opinião pública sobre o assunto. Mas o essencial é que o respeito e a tolerância sejam ensinados pelas famílias, algo importantíssimo para a formação do caráter da nova geração.
 Portanto, não se muda o pensamento de uma sociedade em apenas um dia, uma semana. Leva-se muito tempo e tudo depende de iniciativas populares, imprensa, e grandes personalidades, porém, o Ocidente está pronto para mudar esse pensamento. Estamos nos tornando "intolerantes com a intolerância".

Autoras: Letícia de Oliveira Pratalli (Blog: Contos da Língua Portuguesa)
             Sabrina Bonfim Barbosa (Blog: Contos da Língua Portuguesa)
             Nathalya Alvim de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário