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Exercícios - Iracema

EXERCÍCIOS

1- Qual é o sentido simbólico guardado pelo enredo?
2- A narrativa se fundamenta em pesquisas históricas ou em lendas da tradição oral? Como o autor define o romance?
3- Como o conflito da trama é exposto?
4- Em “Iracema” só não se pode dizer que
a) também é conhecida por “Lenda do Ceará”.
b) a história se passa no Vale do Paraíba, às margens do Rio Paquequer.
c) é conhecido como “Poema Americano”.
d) o filho de Iracema é Moacir, em tupi - símbolo da dor.
e) Martim, um aventureiro português, é responsável pelo fato de a heroína abandonar sua tribo.

5- Qual é a função da Natureza no texto?
6- (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é
a) retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

7- (Fuvest) “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí uma predestinação de uma raça?” Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ......, faz a si mesmo com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais, ao finalizar o romance ........ . Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) José Lins do Rego - Menino do Engenho.
b) José de Alencar - Iracema.
c) Graciliano Ramos - São Bernardo.
d) Aluísio Azevedo - O Mulato.
e) Graciliano Ramos - Vidas Secas.

8- (Mack-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que
a) o relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
c) o personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) o romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.

9- (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar, estão corretamente explicadas, exceto:
A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura.
a) Ficou tímida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte.
= Iracema entrega-se a Martim.
b) Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara.
= O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
c) Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.
= Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.
d) O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.
Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé.
= Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.
e) Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se.
= Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.

10- A narrativa se estrutura em “flash back”. Onde o texto nos permite essa percepção?


GABARITO
1- Significado fundamental da lenda sobre o amor de Iracema e Martim: representação do processo de conquista e colonização do Brasil (o desejo, a sedução, o amor declarado, a morte de Iracema – do Brasil primitivo – , a sobrevivência de Martim – o elemento branco – e do filho – o brasileiro miscigenado).
2- “Iracema” está fundamentada tanto na história do Brasil, quanto no relato oral. Segundo seu autor, é uma lenda: “Quem não pode ilustrar a terra natal, canta as suas lendas” (em carta ao Dr. Jaguaribe, sobre “Iracema”).
Martim Soares Moreno e Filipe Camarão são vultos da história do Brasil. Ambos lutaram contra a invasão holandesa. Martim é considerado, realmente, o fundador do Ceará e Poti recebeu a comenda de Cristo e o cargo de capitão-mor dos índios pelos seus méritos. Alencar prefere acreditar no relato oral quando se refere à tribo tabajara cruel e sanguinária que habitava o interior, quando a história diz ser uma tribo litorânea.
3- O dilema de Martim: oscila entre a fidelidade a seu amigo pitiguara (Poti) e seu amor por Iracema (tabajara). Iracema não poderia ser desvirginada, pois era uma espécie de sacerdotisa.
Irapuã, cacique da tribo inimiga, desejava Iracema e funciona como obstáculo à realização de Martim.

4- b
5- A Natureza, no texto, funciona como personagem. É essencial na idealização dos personagens.
Ela serve para pintar Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que as asas da graúna, mais longos do que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso, nem a baunilha recendia no bosque como o seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem...
Também é essencial na caracterização da terra: Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba. Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda, afaga impetuosa, as brancas areias, a lua argentando os campos.
6- b
7- b
8- c
9- b
10- O texto se abre pelo fim. Iracema, no 1º capítulo, já está morta, e Martim, Moacir e o cachorrinho Japi vão embora na jangada. O 32º capítulo narra a morte de Iracema e o 33º conta o retorno de Martim e a fundação do Ceará(?)
Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/30119/IRACEMA-Topicos-Resumo-e-Exercicios/